sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Nossas Árvores



O número de alunos aumentou para nossa alegria. Também tivemos a presença dos alunos que apareceram na semana passada, e estes foram fundamentais para o desenvolvimento da aula dessa segunda. Conversamos a respeito das danças-árvores que havíamos criado. Explicamos aos alunos novos como e porque chegamos naquela produção.



Partimos da palavra Sapopemba que tem o significado de uma raíz bem forte de uma árvore. Decidimos juntos que criaríamos nossas próprias árvores e depois invadiríamos o CEU Sapopemba com nossas criações. Em nossas conversas relembramos que nossa criação partiria da liberdade total: cada um era dono de sua árvore e a desenvolveria do jeito que bem entendesse. Não existiria maneiras certas e erradas para isso. Também estabelecemos juntos acordos para a limpeza e organização da sala.



Sozinhos ou em grupos nossa classe iniciou uma produção total de árvores. Partimos de dois materiais: argila e palitos ( terra e madeira). Na próxima semana nossas árvores irão invadir o espaços do CEU..... aguardem

Aira e Juliana

video Dança dos Pintinhos

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Reencontro: Dança das Árvores


Hora de sairmos de reuniões e retornarmos para a sala de aula. Nossos alunos estão em pequeno número. Entendemos que ainda estão de férias em seus respectivos estabelecimentos de ensino e por isso esticaram suas férias essa semana ainda. Unimos algumas idades e duplas diferentes de professores para conseguirmos realizar uma aula bacana. Enquanto isso outros educadores se revezavam durante toda a semana para ligar para as familias e responsáveis para avisar sobre o inicio das aulas do PIA.



Durante aquela semana aconteceram alguns eventos de apresentação do complexo do CEU Sapopemba para os professores das EMEFs e EMEIs do entorno. Uma de nossas aulas foi interrompida para que nós educadores nos apresentássemos para esses profissionais e representássemos a famigerada 'árvore' que criamos para explicar como trabalhamos no PIA no ano passado.

Nossos alunos se transformaram em espectadores de nós artistas. A partir dessas experiência conversamos sobre os significados contidos na apresentação que realizamos e como juntos poderíamos construir nossa própria árvore. Criamos as danças das árvores que partiam dos exercícios que havíamos experimentados no início da aula. Cada parte do nosso corpo era responsável pela criação de uma dança-árvore. Como? Por exemplo a Dança das cabeças, das mãos, dos pés, dos cotovelos e etc foram feitas.

As próprias crianças eram artistas criadores e produtores de idéias para nosso mini-espetáculo-floresta! Ensaiamos e nos apresentamos para os outros educadores.

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Fevereiro

Já entramos em fevereiro!!! Está chegando o momento de colocarmos em prática tudo o que viemos discutindo e planejando durante o mês de janeiro (de 19 a 31.01.09).


Esta semana revimos o relatório e terminamos nosso planejamento diário/mensal até abril. Nosso desejo é de que este início seja um sucesso! Afinal todo nosso esforço durante este tempo, foi para que a chegada de nossos alunos e seu aproveitamento do Programa de Iniciação Artística seja o mais eficaz possível!

Na sensibilização para troca de experiências junto aos profissionais da área esportiva, pudemos mostrar a eles um pouco de nosso trabalho, esperamos que tenha servido como um ponto de partida para a abertura de um diálogo entre todos os envolvidos no bem estar e aprendizado das crianças.

Finalizamos todas as "pendências" para que neste retorno tudo transcorra na mais perfeita harmonia.


Hoje, sexta feira, participamos de um evento de apresentação de todo o CEU para os professores e profissionais das EMEFs e EMEIs da região. Apresentamos o PIA à eles e ainda sublinhamos da importancia da parceria CEU-Escola.