sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Segunda semana

Turma de 6,7 e 8 anos

Retornamos ao tema água. Porém havia surgido uma pergunta na aula anterior: Os refrigerantes são feitos de tinta? Depois de relembrarmos as pesquisas que havíamos iniciado a partir dos movimentos do nosso corpo e das águas, investigamos as colorações existentes nos cromáticos refrigerantes. Encontramos nas embalagens o tipo de tinta “artificial” que cada cor representa na bebida. Depois já com o corpo aquecido, criamos danças que usavam da coloração dos refris para construir os desenhos. Lindas danças surgiram.

Nossa outra turma da mesma faixa etária compareceu com mais alunos novos do que antigos. Ajudamos essas crianças a se sentirem mais a vontade entre nós e com o próprio projeto PIÁ. Essa turma havia gasto muito tempo produzindo as canos e por isso era hora de usá-las. Experimentamos movimentos, possibilidades e jogos com o corpo de canoa. Vamos pesquisar muito ainda esse novo corpo.



sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Primeira semana

Turma de 6, 7 e 8 anos


A primeira semana foi marcado por uma quantidade pequena de alunos. Por causa do recesso causado pela epidemia de gripe, as famílias ainda não estão completamente seguras e informadas a respeito do retorno às aulas.

Com nossas turmas, acabamos não retornando diretamente aos projetos e sim aproveitamos para recolher experiências dentro desse período longe de nós. As férias também podem ser um espaço de pesquisa e aprendizado artístico. Alguns alunos haviam experimentado coisas e mudado a rotina de uma maneira significativa e inesquecível. Uma das turmas trabalhou o corpo, pesquisando o material de sustentação dos nossos corpos: os ossos. Para isso foi mão na massa, ou melhor, mão sobre a pele,
hora de tatear descobertas.

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Arte brincada

Durante esta semana continuamos a desenvolver as atividades lúdicas no Programa Recreio nas férias. Pitadas das vivências artísticas que desenvolvemos no PIA foram experimentadas com maior intensidade, mesmo em condições bastante diferentes das que estamos habituados a encontrar.Com giz de cera desenhamos juntos por todo o CEU SAPOPEMBA, no chão, nas paredes, na rampa, foi muito inspirador - estávamos fazendo um desenho gigante que começou pela manhã e seguiu tarde afora.Brincamos com os adolescentes de diversos jogos teatrais e parecia que estávamos em uma grande competição. Os grupos vibraram e criaram com bastante entusiasmo.As brincadeiras trazidas pelas crianças e as coisas que gostamos de fazer ficaram muito divertidas quando foram estranhamente misturadas. Forró e futebol? Contar histórias com andar de bicicleta e tomar sorvete? Empinar pipa andando de patinete? Já estavamos transformando tudo e fazendo arte.Também cantamos com um solzinho gostoso muito tranquilos ao som do artista voluntário que passou uma manhã conosco. Muitas músicas sairam dessas cabeças corações cartolas.

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Por conta do posicionamento da cidade de São Paulo de não expor as crianças ao perigo da influenza A H1N1 em espaços fechados sem a circulação de ar, não pudemos continuar o curso normal do nosso programa nesse período. Atuamos no Programa Recreio nas férias realizando brincadeiras e atividades lúdicas aguardando o retorno das atividades normais para dar continuidade aos projetos desenvolvidos por nossos frequentadores.