sexta-feira, 5 de junho de 2009

Os rumos da água

Seguimos com a temática da água com as turmas que estavam trabalhando com essa temática. Estamos aprofundando o tema e observando os rumos distintos que estão sendo traçados pela criação a partir de um tema em comum.
Continuamos com as explorações sobre os sons da água, as danças que provocam esses sons, os sons que provocam novas danças.
Experimentamos também com as mãos essas pequenas danças inspiradas na água.
Fabricamos uma água colorida. Muita água com gotas de tinta guache e mãos a obra! O que podemos fazer com essa água colorida?
Colamos alguns papéis brancos e criamos uma folha de tamanho médio que seria de todos. Uma criação coletiva. Imitamos com as mãos molhadas de água colorida os sons que criamos. Cada criança com uma cor, explorando esses gestos.
A cada sinal das educadoras tracavamos de lugar e assim podíamos observar as águas coloridas no papel se movimentando e gerando novas cores. Ao perceber que o papel não aguentaria e seria destruido pela água paramos essas danças de aquarela e decidimos esperar na semana seguinte o resultado do trabalho seco.
O resultado foi impressionante!
Agora precisamos criar uma tela gigantesca e fazer a mesma coisa!
Será que podemos dançar com águas coloridas que virão pinturas no papel?

Paralelamente a outra turma continua o processo com as canoas! Já percebemos que elas podem dançar, mas agora estamos nos dedicando a fabricar canoas resistentes que suportem as futuras danças.
Enquanto isso experimentamos a manipulação dos amigos na geração de danças. O mar é assim: A gente sente que todas as partes da água nos levam pra dançar, sem a gente querer!
Estamos então estudando os impulsos do movimento!
Será que poderíamos preparar uma intervenção no rio deste bairro?
Talvez ele não seja tão colorido- Vamos descobrir!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

pode falar