sexta-feira, 3 de julho de 2009

O Tempo e a Água

Turma de 6,7 e 8 anos

Começamos um aquecimento diferente a partir de danças de imitações. Depois as crianças foram apresentadas ao instrumento 'diapasão'. Como será que esse pedacinho de metal é tão importante para entender o tempo da música? Danças inspiradas no som do diapasão começaram a surgir, o som propunha diferentes intensidades e o corpo das crianças conseguir compreender muito bem essa sutileza. Entendemos conceitos como 'ritmo' nos exercitando e criando com os toques do diapasão.

Depois tivemos uma longa conversa sobre a importância de um grupo conseguir trabalhar junto e em harmonia. Nosso corpo é um grande exemplo de um trabalho em grupo: todas as coisas precisam aprender a trabalhar em sintonia; todas as partes são fundamentais no conjunto do trabalho, por mais diversificado que sejam suas funções. Dessa conversa também surgiu a ideia de tentar entender exatamente o significado da palavra 'Concentração'. Será que nascemos concentrados ou também se exercita aos pouquinho até ficarmos bom nisso?

Encerramos com a dança da água. Depois de aulas pensando e conntruíndo aquele papel gigantesco, hoje era o momento de explorarmos nossa dança e nossas aquarelas juntas! O papel foi estendido no chão com a ajuda de todos. Cada um era responsável por uma cor aquarelada. Um a um, fomos doando danças sobre aquele suporte gigante de sulfite que registrava as aquarelas que escapavam dos potinhos propositalmente. Na próxima aula poderemos observar o trabalho seco. Alguns pais acabaram acompanhando esse processo e tiveram que entrar no contexto dos que observavam as danças: sentar no lugar certo, fechar as cortinas dos nossos olhos e observar em silêncio aquele momento tão significativo: a dança das cores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

pode falar