sábado, 7 de novembro de 2009

Se nós não vamos à Água, a Água vai até nós

Turma de 6, 7 e 8 anos

A manhã da quarta feita amanheceu ensolarada como poucos dias desse ano em Sapopemba. Nessa aula pretendíamos fazer a visita ao córrego da região, mas, o sol modificou nossos planos. Como as crianças são pequenas decidimos adaptar nossa saída à um roteiro mais fresco e menos " queimador" de cabeças. Do lado de fora do CEU Sapopemba, próximo às piscinas e a caixa d´agua, fizemos um caminho sobre a grama por onde aconteceria as danças da água. Existia o local onde se começava, igual para todo mundo, e também o local de chegada, o resto do caminha era a criança e nós educadoras que inventávamos. Cada um tinha um recipiente diferente para criar a dança com a água, esses objetos foram produzidos em sala na última segunda feira.

As danças exigiram muita concentração para que acontecessem no ar livre. Cada alunos criou um caminhada com danças e água. Nem mesmo pisar na grama foi um problema dessa vez. Cada danças foi filmada e faremos uma edição para a Mostra do dia 14 de Novembro. É a primeira oportunidade de nossos alunos repartirem um pouco do processo ocorrido durante o ano. A água foi objeto de muita pesquisa, produção e discussão no grupo. A apresentação estará aberta aos familiares, amigos e alunos de outras turmas e professores.


Na segunda parte desse dia ensolarado, realizamos a ação dos Lambes-Lambes. Nossos desenhos foram distribuídos nos postes de luz no entorno do CEU. As crianças se revessavam para colar e escolher o desenhos que ficariam em cada poste. Essa ação também será apresentada no dia da mostra. Foi muito importante doar nossos desenhos à cidade, ao bairro, à nós mesmos.





Turma de 9, 10, 11 e 12 anos

Gastamos nosso tempo produzindo propagandas para que as pesssoas frequentem a Mostra, e consequentemente vejam o video-clip produzido por eles o ano todo. Utilizamos posters que eu havia trazido da Pinacoteca do Estado, havíam imagens repetidas de artistas que exporam lá no museu a um tempão atrás. O papel de grandes dimensões serviu para construírmos uma pintura gigante colocada depois ao lado do Teatro do CEU Sapopemba, nela foi escrita posteriormente " Em Breve em um cinema perto de você!", referência sutil ao nosso clip. Também aproveitamos as próprias imagens que estavam nos posters para adaptá-las às nossas propagandas. Os alunos estão muuuuito ansiosos com o resultado do clip. A educadora Juliana França na semana passada justificou para os alunos o motivo do seu afastamento do projeto mas ao mesmo tempo se manteve ligada ao projeto enquanto edita o clip. Os alunos entenderam que ela estrá longe para continuar construindo suas produções artísticas, e de alguma maneira, é uma oportunidade de estar próximo dela de outra maneira, quem sabe em breve assistindo-a também.


Um comentário:

  1. venham conhecer o blog do Gremio estudantil Gedac garra do ceu sapopemba, é acessar http://www.gedacgarra.blogspot.com e participe de nossas atividades

    ResponderExcluir

pode falar