domingo, 14 de dezembro de 2008

04 de dezembro_9 e 10 anos


Reconhecimento do Espaço

Criamos atividades para que os alunos e professores pudessem se aproximar uns dos outros de maneira
lúdica. Até então, eram todos desconhecidos alí. Fizemos brincadeiras de reconhecimento da área da sala de aula, assim como brincadeiras com dança. Ainda era difícil reconhecer algumas particularidades, as crianças buscavam modelos em nossos movimentos e isso nós não ofereceríamos naquele momento. O "corre-estátua" fez sucesso, eram corridas temáticas que obedeciam as nossas provocações: "Agora, correndo como se estivéssemos colhendo estrelas! Parou! "


Não há materiais de Artes Visuais, logo, temos que ser muito criativos para produzir com o que temos ( ou com o que não temos...)

Levamos metros e metros de elásticos de costura bem grossos para a atividade dessa aula. Os elásticos foram cortados em diferentes tamanhos e unidos na outra extremidade.

Partimos da idéia de "um corpo só" com os alunos. Aquele elástico seria o elo de conexão daquele novo corpo proposto em aula. Cada grupo de 3 ou 4 alunos se conectaria a um dos elásticos. As atividades partiriam da idéia desse conjunto e não mais cada um por sí. Saíamos do espaço da sala de aula por causa do intenso barulho. O lado de fora era ensolarado e mais agradável, os alunos vão entender aos poucos que qualquer espaço é lugar de aprender, nada é condicionado a uma sala de aula física.

Na grama acabamos fazendo muitas explorações desse objeto "elástico" com o nosso corpo e o corpo do nosso colega que também esta conectado ao nosso corpo . O elástico podia passar pelos dedos, punhos, cotovelhos, costas, cintura, pescoço, joelhos, pés e etc. Gastamos um bom tempo explorando as possibilidades. Depois propusemos algumas caminhadas no espaço externo com pequenos desafios: andar só com os calcanhares, ponta dos pés.... Havia uma dificildade muito grande em se observar como coletivo. Todos queriam fazer tudo ao mesmo tempo, as vezes sem notar o espaço e o tempo do outro colega.

Construímos desenhos a partir do nosso corpo e dos elásticos numa parede azul existente por ali.

Percorremos ainda alguns espaço com aquele "novo" corpo de coletivo até voltarmos ao nosso espaço de ponto de partida, a sala. Lá sintetizamos juntos as atividades, conversamos e nos despedimos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

pode falar