1/12 _Segunda-feira_ Apareceram 45 alunos de faixas etárias diversas para o primeiro encontro com os arte-educadores.
No início do encontro, tivemos muitos responsáveis ainda interessados em inscrever suas crianças, realizar trocas de horários, ou apenas necessitando de informações extras- levamos um bom tempo administrando a rotina da primeira aula, além de atender pais- explicando a abordagem do projeto, os horários, os acordos e etc.
Algumas crianças não estavam inscritas para as aulas da manhã de segunda, no entanto, em virtude do pequeno número de presentes, optamos por permitir que alunos inscritos em outro horário fizessem parte desse encontro além de terem a oportunidade de vivenciar aquela aula e assim optar pelo curso se assim quisessem. A aula foi realizada conjuntamente com os seguintes professores: Régis, Vânia, Aira,Virginia, Juliana e Aline.
Depois de estruturado o ambiente de aula, recepcionamos os alunos com propostas de interação entre os participantes, percepção e apropriação do espaço. Foi solicitado as crianças que caminhassem pelo espaço com ritmos distintos, procurando preencher os espaços vazios, acordar o corpo e se se apresentar de forma lúdica a um colega.
Na seqüência, foi proposto que os alunos se apresentassem a partir de um gesto, a ser repetido pelo coletivo em ritmo distinto do que havia sido apresentado inicialmente; um outro jogo rítmico envolvendo a atenção e concentração e ainda um coral e regência de ritmos vocais e corporais criados a partir do nome dos alunos presentes.
Após o intervalo, onde pode se perceber que nem todas as crianças, apesar de avisadas trouxeram lanche, e que a maioria dos lanches eram pouco saudáveis, retomamos a aula com atividades tais como: seqüências rítmicas, jogos como mocinhos da Europa e contação de histórias a partir do estimulo externo e construído pelo coletivo. A aula foi finalizada com seqüências de movimentos manuais, que a princípio foram repetidos por todos e posteriormente, foram feitos individualmente conduzindo os presentes a um estado de concentração e relaxamento.
O som externo infelizmente atrapalha muito. Fomos todos muito cuidadosos em desenvolver atividades que concentrassem a atenção o tempo todo, mas isso pode se tornar um desgaste com o decorrer do projeto. O chão frio também não ajuda no desenvolvimento das atividades, as crianças reclamaram tanto de sentar no chão como ficar descalças naquele piso, mas não há outro tipo de suportes ou bancos para adaptarmos. Nenhum tipo de material de artes plásticas também.... Será necessário muita criatividade para sanar esses problemas básicos de estrutura, mais um desgaste.
terça-feira, 9 de dezembro de 2008
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