domingo, 14 de dezembro de 2008

08 de dezembro_ 6, 7 e 8 anos

Aula dos Sentidos


Aula partilhada com as educadoras Aline e Virgínia. A conversa com os alunos partiu do resgate dos sentidos. O que são sentidos? Que sentido vc conhece? Como usamos nossos sentidos diariamente?

Depois passamos em grupo a desenhar esses sentidos ocupando a grande folha por completo - o material foi levado por nós educadores, giz e papel.


Em sala de aula passamos a criar situações que reafirmassem a contemplação dos sentidos nos exercícios. Trabalhamos principalmente a Visão, Tato e a Audição. Os exercícios possibilitavam que os alunos descobrissem movimentos e ações a partir do toque, sempre um do dupla estava de olhos fechados e era conduzido a descobrir a situação. O 'peito da mão' foi a conexão entre os alunos, era a única região do corpo que se enconstava no outro e através dela um guiava o outro.


Também teve o desafio da dança. Um dos parceiros criava movimentos com o corpo, o outro de olhos vendados acompanhava com a mão as partes do corpo que se mexiam, depois já de olhos abertos, a criança buscava imitar essa dança vista só com o tato.

Antes do intervalo, existiu uma outra conversa sobre as sensações desses exercícios. Conversamos sobre pessoas que tem necessidades especiais ou limitações físicas e concluímos que todos são capazs que criar uma dança, pensar com o corpo....

hora do intervalo: PALADAR! conversamos sobre os alimentos também. Os lanches que as crianças trazem costumam ser horrorosos. Alimentos sem nutrientes, vitaminas e só açucar... quem sabe vai mudando aos pouquinhos.


Fizemos uma roda no espaço do mesanino, e todos passaram a não mais ver...nossa roda se mexia seguindo os movimentos do grupo todo. Fizemos uma 'cabra- cega' com dança. Fugíasse dançando e pegava-se dançando.

Depois de tanta movimentação, nos apropriamos de algumas danças criadas por algumas crianças e dançamos muito.

Encerramos partilhando de nossos desenhos com o grupo dos maiores da sala ao lado. Eles mostraram algumas cenas e músicas que haviam desenvolvidos enquanto explicávamos os desenhos feitos. Havíam pais que também participaram desse momento, foi muito bom. Um compartilhamento verdadeiro e natural.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

pode falar