sexta-feira, 29 de maio de 2009

Um Pouco mais sobre a água...


(no escurinho do teatro)

Turma 6,7 e 8 anos

Aconteceu um bate papo importante sobre a água. Conversamos sobre a importancia desse material, sobre seus estados e formatos. Sobre os problemas relacionados a esse elementos e etc.

Fizemos um exercício em que simulava o nosso corpo dentro de um espaço com água, ondas e forças diversas. Fizemos isso a partir de uma roda com as crianças provocando forças em outra que se encontrava ao centro e de olhos fechados. O aluno que recebia as pequenas e grandes intensidades de força continuava a realizar os movimentos recebidos mesmo depois da roda de pessoas parar de fazer qualquer movimento. Mais tarde em duplas, essas intensidades eram aplicadas da mesma maneira só que agora aproveitando os impulsos para criarmos danças, danças de águas.

Quais os sons da água? Em nossa conversa também percebemos que a água apresenta diferentes possibilidades de sons dependendo de onde a encontramos. Sons curtos e longos, fortes e fracos. Exercitamos essas possibilidades cantando e reproduzindo esses sons. Também criamos pequenas brincadeiras a partir do que esses sons poderiam nos possibilitar. Quem diria que uma água poderia ser nos dar um balde de idéias?

Durante o intervalo observamos observamos alguns frutos de toda conversa com os pais realizado no sábado anterior lá no CEU mesmo. Algumas crianças já abriam uma lancheiras com mamão e bananas ao invés das bolachas e salgadinhos "amarelitos" de antes. Também recebemos algumas sacolinhas com material separado em casa para ser reaproveitado em sala. Sementinhas... sementinhas....

Nenhum comentário:

Postar um comentário

pode falar